Guilherme Borges ~ Báltica :D

Atividade Extra - Profissões ;D

 Dizem que a tradição é a alma da cultura, não que isto esteja errado, mas, relativamente, não está completamente correto.
 Passamos por fases, as vezes elas passam tão rapidamente em nossas vidas que nem percebemos, vamos por empolgação...algumas podem durar 2 horas, algumas 15, 20 anos, 50 anos. Por que não? Criança, Adolescência, Juventude, Adulto e Idoso são apenas 5 delas...mas e as outras? E as que demoram séculos para mudar?
 Em nossa cultura também existem fases como a de um ser humano, mas de uma forma muito mais vagarosa e longa a que denominamos ERAS. As eras não se tranformam do nada e não são denominadas por simples acontecimentos do cotidiano da época. As pessoas que fazem a cultura, e a cultura se faz as eras.
 Podemos mostrar exemplo melhor de cultura do que profissões? Sim, isso mesmo! Como existiria cultura sem elas? Pinturas sem pintores, esportes sem esportistas, danças sem dançarinos, comidas sem cuzinheiros. Pode parecer até bobeira, mas é a verdade. Quando não há mais pessoas interessadas sobre determinado tipo de ação cultural ela é descartada e começa a se tornar obsleta, e o maior culpado disso tudo é a tecnologia que está ficando cada vez mais potente e veloz.


 Por exemplo, hoje em dia é MUITO DIFÍCIL encontrar um Datilógrafo trabalhando em uma empresa e recebendo por isso, esse caso também se aplica aos Reveladores de Fotos (aqueles tradicionais, uma salinha escura com uma luz vermelha e fotos penduradas). Algumas pessoa NEM SABEM o que é um Datilógrafo e que ele é o avô dos Digitadores e teclados para computadores.

 Algumas outras profissões também sofreram muitas mudanças através das eras: esportistas usam, na maioria das vezes, roupas e equipamentos com fibras mais leves que o próprio ar pora melhor desempenho; cerimônias religiosas substituem os retroprojetores, que antes eram usados como auxílio para imagens, letras de música; por data-shows que podem exibir vídeos, cores, efeitos; prostitutas trocam as ruas por webcans e bate papo na internet; cozinheiros cada vez mais possuem equipamentos mais modernos para corte, medição e preparação de alimentos; policiais e bombeiros usam sinais de satélite e GPS para encontrar facilmente o local necessário....enfim, hoje em dia não há como ter certeza de como uma profissão vai ficar daqui a 10 anos, ou até menos, de acordo com a ocasião.


 Isso também quer dizer que também não podemos ter certeza que uma profissão dure para sempre, cada uma têm suas chances e esperanças de se conter por mais tempo, mas nunca está garantida, alguma delas pode estar entrando em crise nesse momento e você poderá saber disso muito depois, as vezes nem saiba. E isso não é ruim, enquanto alguma profissão está sendo discartada surge outras em base de uma nova fase da mesma e isso se renova a cada ano, a cada década...a cada era.
 Por isso, quando disserem que a cultura se move de tradição, discorde! O que move o mundo é a novidade, a curiosidade. Mudanças são sempre necessárias...e se fazem inevitáveis.
 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.